Caldo:
2 batatas médias
1 mandioquinha média
1 abobrinha média
1 cebola pequena
1 tomate médio
3 dentes de alho
1 folha de louro
Alguns grãos de pimenta jamaica
Massa:
200 gramas de pappardelle ou fetuccine
120 gramas de queijo de cabra chevrè (aquele em forma de bolinhas cremosas vendidas num vidro com azeite)
100 gramas de salmão defumado em tiras finas
½ abobrinha média cortada palito (tiras com +/- 4 cm de comprimento)
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
½ colher de sopa rasa de farinha de trigo
10 grãos de pimenta do reino branca e preta
1 copo de caldo de legumes
Para cozinhar a massa, coloque 2 litros de água com sal para ferver numa panela.
Enquanto isso, aqueça uma frigideira grande com o azeite e 1 colher de manteiga. Acrescente metade da pimenta e refogue rapidamente a abobrinha já partida e temperada com sal; retire-a ainda al dente e reserve.
Volte a frigideira pro fogo, acrescente a farinha de trigo e frite bem. Junte o caldo de legumes, o restante das pimentas e 3 bolinhas do queijo de cabra; incorpore bem, abaixe o fogo e deixe ferver lentamente.
Quando a água com sal atingir fervura, coloque a massa e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.
Verifique o ponto da massa; quando estiver al dente, retire do fogo e escorra.
Cheque agora o ponto do molho: ele deverá ter a consistência de uma emulsão, nem líquido, nem cremoso. Acrescente o restante da manteiga e prove o tempero. Acerte o sal se precisar ou acrescente um pouco da água do cozimento do macarrão caso esteja muito encorpado.
Desligue o fogo e junte ao molho a abobrinha e o salmão em tiras.
Misture a massa e a envolva bem no molho.
Coloque o restante do queijo de cabra e acrescente também um pouco do azeite e da pimenta da conserva (caso tenha) e misture.
Transfira para uma travessa aquecida, regue com mais azeite e sirva. Dispensa o uso de queijo parmesão.