200 g de lentilha cozida
200 g de soja em grão cozida
200 g de arroz integral cozido
100 g de arroz selvagem cozido
200 g de milho verde congelado
300 g de abobrinhas cortadas em cubos
200 g de vagem picada
Azeite para saltear
100 g de passas claras
100 g de nozes picadas
100 ml de azeite extra-virgem
30 ml de vinagre de vinho
Sal e pimenta-do-reino
4 colheres (chá) de curry em pó
Cebolinha verde picada
Aquecer o azeite em uma frigideira. Saltear a vagem até que fique ligeiramente dourada. Acrescentar a parte clara da cebolinha verde e a abobrinha.
Fazer o molho: dissolver o sal, a pimenta e o curry no vinagre. Acrescentar o azeite em fio batendo até emulsionar.
Misturar a lentilha, a soja, o arroz integral, o milho verde, as passas, a abobrinha salteada e as nozes. Regar com o molho e misturar bem. Colocar a cebolinha no momento de servir. Conservar em geladeira e servir em temperatura ambiente.
Dica: Pode-se variar muito essa receita. Varie os grãos, usando também: grão de bico, aveia em grão, arroz selvagem, feijão. Acrescente legumes variados. Use um molho básico de salada ao invés deste com curry. Acrescente outras ervas frescas.
Se quiser, transforme esta salada em um prato leve, acrescentando lascas de frango cozido ou peito de peru.