Por Viviane Oliveira

Dia 17 de abril é o dia da uva Malbec, que produz vinhos com coloração forte, rubi intenso, quase roxo, são vinhos com bons taninos, que variam entre mais fruta e corpo, dependendo da região de produção.
A representatividade da Malbecé grande e não só na Argentina.

Na realidade o cultivo começou na França, mais especificamente na região de Cahors e Bordeaux, assim permaneceu até enfrentar problemas no século XIX relacionados a praga Filoxera, que devastou uma enorme área de vinhedos europeus.
Na década de 50, boa parte dos vinhedos de Malbec em Bordeaux foram eliminados depois de um rigoroso inverno, passando, a partir daí, a ser usada em pequenas quantidades em cortes de vinho da região. Já em Cahors, ela foi replantada e continua sendo a uva principal da região, onde seus vinhos são produzidos, conforme a legislação, com 70% de Malbec e os outros 30%, com Merlot ou Tannat.

Na Argentina a Malbec chega em 1852 e se adapta muito bem ao solo e ao clima e ganhando mercado mundial. São vinhos macios, aromáticos e que harmonizam muito bem com pratos mais condimentados e carne vermelha, por este motivo que os Argentinos valorizam a Parilla com Malbec.

Seja hoje ou qualquer outro dia, abra um espaço na sua agenda para um bom Malbec.

Pin It on Pinterest