As Marianas foram conferir o segredinho da famosa Babbo Giovanni

por Mariana Grosche e Mariana Veltri

Desde 1982 a Babbo Giovanni é reconhecida por ter a receita de pizza mais tradicional da cidade de São Paulo. Sua tradição vem da época da Cantina Celeste, que remetia ao nome da matriarca da família Tussato, que trouxe os segredos de sua massa e molho diretamente da Itália.

O talento do “nono” Giovanni era nato no ramo da panificação. Quando ingressou no Brasil, durante a Primeira Guerra Mundial, conheceu sua esposa Celeste, que embarcaria com ele nessa empreitada. Foi nomeado o primeiro pizzaiolo do país, que se tem história. Começaram a fazer sua clientela vendendo as autênticas pizzas de aliche e mozzarella na lata, na região do Pari, no Brás (SP). Para os costumes da época, eram as crianças do bairro que pegavam as pizzas para vender.

Com o sucesso das pizzas, a família Tussato abriu seu primeiro estabelecimento, a Cantina Celeste, em 1917, em homenagem “nona”. Funcionava também como churrascaria e pizzaria.

Consolidado o empreendimento da família, a parte da pizzaria foi se destacando, quando viram a necessidade de fechar a Cantina Celeste, situada na Al. Santos e então nasceu a primeira Babbo Giovanni na rua Bela Cintra, em São Paulo (SP).

A pizzaria cresceu, virou uma rede, e quem toma conta dessa tradição hoje é Giovanni Tussato Neto. “Eu não nasci num hospital, nasci dentro de uma cozinha, vamos dizer assim. E é uma coisa que eu faço com prazer, adoro pilotar um fogão ou um forno, adoro! Eu com 3, 4 anos ajudava minhas tias e minha mãe a fazer capeletti, raviolli e por aí vai”, relata.

Giovanni, atualmente, é o único da família que toca o negócio.  O presidente da Associação dos Franqueados da Babbo Giovanni, Luiz Carlos Munhoz, auxilia Giovanni a administrar as 16 lojas da rede.

“A rede inteira hoje gira em torno de cerca de 30 mil pizzas por mês, que dá cerca de 300 pizzas por semana, só na minha franquia. Isso dá cerca de 1000 pizzas por dia, na rede toda”, diz.

Munhoz explica que hoje a Babbo está muito focada no delivery, principalmente em São Paulo (a franquia tem lojas em Itu (SP), Vinhedo (SP) e Cabo Frio (RJ). No caso específico de sua loja, 75% do que sai de lá é delivery. Inclusive, foi inaugurada em setembro desse ano uma loja exclusivamente direcionada ao delivery, na Vila Mariana (SP).

Do sucesso com as massinhas em forma de jacarés para as crianças que colavam no balcão para ver o pizzaiolo, o cuidado com a tradição continua. As pizzas tradicionais continuam saindo, mas o que se acrescentou ao cardápio e tem tido muita saída, são as pizzas gourmets Preziosa (mozzarella, palmito, bacon e parmesão), Capri (mozzarella, brie, presunto parma e parmesão) e a Vegana (abobrinha, berinjela, palmito, tomate seco e alho).

“Quanto à nossa receita, uma receita básica que veio com a família da Itália, vou ser sincero, não consigo comer em outro lugar”, conclui Giovanni Neto. Bora provar?… Navegue no site e veja qual a pizzaria Babbo Giovanni mais próxima!

http://www.babbogiovanni.com.br/

Pin It on Pinterest