Ravioli de Massa Fresca
Rendimento
6pessoas
Rendimento
6pessoas
Ingredientes
Massa Fresca a Base de Ovos:
Instruções de preparo
Para a Massa:
  1. Cozinhe as beterrabas em água fervente e salgada até ficarem bem macias. Passe por um espremedor e peneire para retirar boa parte da água. Bata com os ovos a serem usados na receita.
  2. Peneire a farinha de trigo sobre a bancada de trabalho e abra um buraco para formar um “vulcão”. Nesse buraco, coloque os ovos batidos com a beterraba e com a ponta dos dedos mexa gradualmente até que toda a farinha seja absorvida pelo líquido.
  3. Trabalhe a massa recolhendo com uma espátula os resíduos que grudam na superfície. Trabalhe com movimentos regulares por aproximadamente 15 a 20 minutos, até que fique homogênea e elástica e com textura aveludada.
  4. Faça uma bola com a massa e embrulhe-a num filme plástico. Deixe descansar sob refrigeração por pelo menos 20 minutos. É importante que a massa repouse para facilitar seu trabalho, pois assim perde a elasticidade e não se encolhe toda a vez que for esticada.
  5. Após o descanso da massa, abra-a usando primeiramente um rolo de macarrão e posteriormente, se disponível, um cilindro de abrir massa, até chegar à espessura desejada (1 ou 2 mm) corte e recheie os raviolis.
Para o Recheio:
  1. Aqueça uma frigideira com azeite e frite o salmão em todos os lados, temperando com sal e pimenta-do-reino. Adicione um pouco de água e tampe a frigideira, deixando-a em fogo baixo para que o salmão cozinhe no meio também. Desligue o fogo e deixe tampado por aproximadamente 10 minutos.
  2. Quando o salmão resfriar, processar salmão, ricota, parmesão, salsinha picada, raspa de limão siciliano e um ovo, até obter uma pasta. Experimentar o sal e adicionar pimenta-do-reino.
  3. Usar esse recheio para compor os raviolis.
Para o Molho:
  1. Refogar uma frigideira e deixá-la bem quente. Adicionar um fio de azeite, o alho picado e, logo em seguida, os cogumelos cortados em fatias.
  2. Deixe refogar para aproximadamente 3 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com pouco de sal e pimenta-do-reino. Adicionar uma colher de sopa de molho de soja e um pouco de água. Deixar evaporar e adicionar o creme de leite, chegando à fervura, desligue. O molho está pronto.
Para a Montagem:
  1. Cozinhe os raviolis em abundante água fervente e salgada.
  2. Ao servir, regue com o molho de cogumelos e finalize com salsinha picada.